Dicas para começar um Regime Capilar

Uma das fotos que tirei para meter o crescimento da minha carapinha (2011)
Hello AfroLadies.
Qualquer tipo de cabelo, seja ele natural ou quimicamente tratado, precisa de atenção, carinho e dedicação. Precisa de ser tratado! Eu comecei o meu regime capilar no dia 7 de Outubro de 2011.
Fi-lo porque estava farta de gastar rios de dinheiro em cabeleireiros e não ver o retorno. Atenção, a culpa também era minha! Eu contribui igualmente para que isso acontecesse ao deixar o meu cabelo aos cuidados de outra pessoa. Aprendi que eu, melhor do que ninguém, conheço as necessidades do meu cabelo. Por isso, tomei as rédias da situação. E criei o meu próprio regime. 

Para quem começou agora a tratar da carapinha, aqui ficam algumas dicas. Foi isso que fiz quando decidi embarcar nessa jornada. 
  • Beber muita ÁGUA! Melhor hidratante que este, não há!
  • Corte Fresquinho: Começar com o corte é o melhor a ser feito. As pontas, uma vez danificadas, não voltam ao normal independentemente dos produtos que  usar.
  • Registrar o momento: Logo que começares o teu regime, tira fotografias e continua a tirá-las regularmente. Isso para que tenhas percepção do crescimento do teu cabelo. Registe os teus objectivos num caderninho ou num formato que achares melhor, desta forma não te esquecerás deles.
  • Método  “Search and Destroy” (=procurar e destruir). De 8-12 semanas tenta procurar as pontas do cabelo que não estejam em condições e elimina-as.  Pontas duplas tendem a danificar ainda mais o fio. Salve-o enquanto há tempo!
  • Shampoo: CUIDADO! Sei que muita gente está habituada a usar Shampoo sempre que lava o cabelo. Cuidado, pois quando usado em excesso resseca o cabelo. O aconselhável é usar Shampoo  1 ou 2 vezes por semana. Eu  por exemplo uso-o de 15 em 15 dias ou dependendo das necessidades do meu cabelo.
  •   Hidratação Profunda/Uso de proteína: Hidratar o cabelo é meio caminho andado para ter cabelos saudáveis. Hidrate o seu cabelo semanalmente e, se possível, usando uma bom hidratante/mascara/condicionador. It´s up to you!  Porém há que equilibrar as sessões de hidratação com tratamentos de proteína. É aconselhável usar proteína  não mais de 2 vezes por mês. Eu faço 1 vez por mês.
  • Usar Leavin Conditioner/Creme para Pentear: Esta dica é extremamente importante. Um bom creme para pentear irá hidratar, desembaraçar  e proteger o teu cabelo.
  •  Escovas em cabelo molhado. Nunca! Se quiseres tirar nós do seu cabelo enquanto estiver molhado usa para efeito pente com dentes largos/espaçados.
  • Limitar o uso de calor directo: Calor directo tem a ver com uso de ferramentas térmicas (alisadores, secadores etc). Limita o uso dessas ferramentas para 1 a 3 vezes por mês ou se possível só em ocasiões especiais.  Eu sei que é difícil. Tenta!
  •    Para as meninas que desfrisam o cabelo: estiquem o intervalo entre as sessões de desfriso ao máximo possível. Intervalos de 8 semanas são óptimos mas quanto mais tempo melhor.
  •    Evitar cabeleireiro(a)s que não respeitam o teu cabelo.
  •   Usar estilos/penteados protectores: Proteger o cabelo é a chave para um cabelo saudável. Usa penteados que mantenham o teu cabelo protegido, não expondo-o a elementos naturais como o Sol, Chuva, ventos, etc 
  •  Proteger o seu cabelo a noite: Almofadas forradas em cetim ou um lenço para a cabeça no mesmo material são os mais indicados.
  •    Make it Simple (simplifique). Quando mais simples for o teu regime capilar maior serão as probabilidades de continuar com ele. Não adianta ter um regime super elaborado e depois  não conseguires mantê-lo. 
  •     Terás perdas e ganhos, recuos e avanços. O mais importante é nunca desistir. 
Espero que tenham curtido as dicas. Bjos!

1 comentário:

  1. Gostei da dica, é bom ter pessoas aqui a partilhar a sua experiência, nosso cabelo afro é complicado, siguem dando dicas. Eu vou dedicar 2014 para frente a cuidar domeu cabelo, sem extensões, já vós contarei como está indo. :-)

    ResponderEliminar