Cabelos Desfrisados

Cada vez mais mulheres afro do  mundo inteiro têm descoberto a beleza dos seus fios naturais e este facto tem feito crescer a discussão Natural vs Relaxers.
 Algumas  mulheres que usam o seu cabelo natural  acham que desfrisar o cabelo é simplesmente trair ou negar as origens africanas/negras. 
Que mal tem em querer-se usar o cabelo desfrisado?  Será que usar o cabelo deste modo torna-nos menos negras/africanas?
As afroladies que escolhem desfrisar os seus cabelos têm todo o direito de fazê-lo sem que para isso tenham de ser criticadas pois ser negra não é sinônimo de cabelos naturais. 

Existem várias razões para usar o cabelo desfrisado. Umas usam-no desta forma por acharam que usar o cabelo natural é um processo limitado. Tal facto prende-se com a falta de informação nesta matéria  até a relativamente pouco tempo. Feliz ou infelizmente muitas mulheres negras só conhecem os Relaxers  como a única opção para ter o cabelo "bonito". Outras  desfrisam apenas porque preferem a textura do seu cabelo desfrisado em relação a natural e ainda outras por terem vergonha de assumir os seus cabelos naturais em contexto de trabalho e não só. Parecendo que não, muitas mulheres são criticadas por usar cabelos naturais em seus locais de trabalho pois, como escrevi na matéria Carapinha: Bom, Bonito e Recomenda-se!, existem pessoas que acreditam que cabelo natural está ligada a baixo rendimento ou falta de autoestima/vaidade.


 Seja qual for o seu motivo, a escolha é sempre tua. Trate sempre do seu cabelo, "ouvir o que o seus fios têm pra lhe dizer é o melhor remédio. Um cabelo quimicamente tratado precisa de atenção extra.

Cabelo desfrisado também é sinônimo de cabelo saudável, bem tratado, com brilho, basta querer.

Beijos Afro

4 comentários:

  1. Assino em baixo!
    O mais importante é nos sentirmos lindas e maravilhosas seja com o cabelo desfrisado ou com carapinha ;)

    ResponderEliminar
  2. ola! olha eu desfriso sempre o meu cabelo, e agora quero pintar de vermelho cereja mas só que tenho que descolorar para ter a cor que eu quero. Será que eu posso fazer isso no meu cabelo sem danificar?O que recomenda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola isabel. Antes de mais, obrigada pelo seu contacto. Vou ser bem sincera com você: O descolorante tem químicos e o seu cabelo desfrisado também. Os químicos dos produtos normalmente não casam entre si. Eles ressecam muito o cabelo e se não soubermos tratar, DANIFICA ele sim. Mas eu vou estudar qual seria a melhor alternativa para você (que produtos usar para não danificar o cabelo. Fica atenta na pagina do blog no facebook. xoxo

      Eliminar