Hidratação e Proteína: o equilíbrio!


Se encontrares fios de cabelo na tua T-Shirt, no chão do WC, no pente ou na escova, provavelmente tens algum problema relacionado  com a quebra dos fios. A quebra dos fios ocorre quando existe um desiquilíbrio entre os níveis de hidratação e proteína (pode também ser originada por outros factores).

- Hidratação: A água  fornece ao cabelo elasticidade - responsável pela capacidade  dos fios “esticarem” naturalmente. A água é o hidratante máximo! Por essa razão, quando se trata de escolher produtos para o cabelo, escolho aqueles a base de água.  Um bom hidratante não contém ingredientes baratos/nocivos como óleos minerais e/ou petróleo. Eles não fazem nada pelo cabelo além de ajudar na formação de resíduos. Eles retiram o hidratante natural dos fios e não é isso que se quer! 
- Proteína: A proteína dá ao cabelo estrutura e força para lutar contra a quebra. O que a proteína faz é agir a nível das cutículas capilares e ajudar a reconstruir as áreas enfraquecidas. Existem vários tipos diferentes de proteínas.  Algumas são fortes e outras mais fracas. O uso diário ou semanal de proteína não é aconselhável pois retira a hidratação natural dos fios, o que causa desiquilíbrio entre os níveis de hidratação e proteína. As mulheres com o cabelo desfrisado precisam de usar proteína mais vezes. 
O que tens de entender é que não podes ter uma sem a outra. A hidratação e a proteína trabalham juntas e em harmonia para produzir cabelos saudáveis. Elas precisam uma da outra!

Teste - (pode ser efectuado em o cabelo molhado ou seco)
1) Se esticares/puxares ligeiramente o teu cabelo e depois soltares e ele retornar ao ponto de  partida sem se quebrar é porque estás numa situação onde existe equilíbrio entre hidratação e proteína. Estás no bom caminho. Keep it!
2) Se o teu cabelo esticar mais do que o normal e depois partir, precisas de mais proteína no teu regime capilar.
3) Se sentes o teu capelo fraco, sem vida, precisas de adicionar proteína ao teu regime.
4) Se experienciares muito pouca capacidade do teu capelo esticar ao puxá-lo e ligeira quebra dos fios , precisas de incorporar mais hidratação ao teu regime. 
5) Sentes o seu cabelo “rijo”, difícil de manejar, seco, frágil, emaranhado significa que precisas de adicionar hidratação ao teu regime.
Atenção: Quando o teu cabelo se desequilibra por excesso de proteína, ele vai quebrar mais facilmente (molhado ou seco), porque ela não tem elasticidade. Elasticidade é o que nos permite esticar, estilizar e manipular o nosso cabelo sem que ocorra quebra. 

Resumindo:
- Proteína em excesso - O cabelo quebra a mínima tensão/stress. O cabelo perde a elasticidade por estar rígido.
- Hidratação em excesso - O  cabelo tona-se muito elástico e "estica" mais do que o necessário. Hidratação em excesso leva um cabelo muito soft, fraco e quebradiço. 

Sem comentários:

Enviar um comentário