Mitos sobre os Cabelos Crespos


Voltar a ter o cabelo natural, tal como toda a decisão que envolve o tratamento dos nosso fios, é uma decisão séria. Eu estou na mesma situação! Depois de tantos anos a usar o cabelo quimicamente tratado, é-me difícil pensar noutra "opção".

Hoje, mais do que nunca, assistimos ao regresso a "base". Voltar a ter o cabelo natural é quase que palavra de ordem nos dias que correm  No entanto, continua a existir falta de informação. As dúvidas são constantes. Esta  falta conhecimento em relação aos cabelos crespos leva a criação de pré-conceitos e preconceitos. 
 Estes "mitos", serão eles verdadeiros? 
  • O cabelo Natural não é um cabelo Versátil!
Se pensas que usar “afro” é a única opção para quem tem o cabelo natural, estás ENGANADA. Há imensos estilos que se podem fazer /usar tendo o cabelo natural. Podes usar traças, torcidos, apanhados, etc.  Além do  mais, podes combinar esses estilos e criar um penteado assinatura (um penteado criado por ti ou um penteado de eleição entre os demais). Se por acaso tiveres cabelo curto, isso pode limitar a tal “versatilidade” mas, quanto mais o cabelo cresce, mais fácil será "estilizá-lo".
  •   Cabelo Natural precisa “Pomada”!
Muito dos produtos  comercializados para “cabelos étnicos ” são feitos com ingredientes  não adequados para cabelos crespos. Irônico não !? Mas é a verdade! O petróleo e os óleos minerais  são os ingredientes principais destes produtos e eles não mais fazem do que entupir o nosso cabelo de gordura e consequentemente sujidade. Portanto, fujam de produtos com estes componentes. Em alternativa, usa óleos naturais e/ou cremes a base de água.
  • O cabelo natural é difícil de manejar!
O cabelo natural torna-se difícil de manejar se continuares a tratá-lo como um cabelo liso/desfrisado. Se usares as mesmas ferramentas/métodos que utilizavas no cabelo quimicamente tratado, vais desapontar-te. Não lutes contra o teu cabelo natural.  Tentar mudá-lo ou alterá-lo não é o caminho e quando entenderes esta premissa descobrirás que ele é manejável tal como outros tipos de cabelo.  
  • O cabelo natural não cresce!
O cabelo natural tem tendência a encolher e isso faz com que não tenhas a percepção do seu tamanho, levando a crer que ele não cresce de todo.  O crescimento do cabelo é definido, não só  mas também, pela genética mas com cuidado apropriado, o teu cabelo pode crescer imenso sem que para isso tenhas de utilizar desfrisantes ou outros químicos para o efeito.  
  • O cabelo natural é forte (Black Power)!
O cabelo natural parece ser forte o que faz com que muita gente  abuse, fazendo tratamentos “pesados”. Na realidade, o cabelo crespo é frágil e precisa de ser tratado  de forma gentil para que ele se desenvolva. Pentes com dentes largos,água,  ingredientes naturais e as pontas dos teus dedos  são as melhores ferramentas para o cabelo natural.

E tu, o que achas destes "mitos"? 

2 comentários: