Naturebas - Qual é o teu tipo de cabelo?

Sabes que tipo de cabelo tens? Ouvi bem!? A resposta foi um não!? Pois, eu também não sabia!!! Depois de tanto pesquisar, descobri que  um dos sistemas de classificação de tipos de cabelo foi criado pelo cabeleireiro da digníssima Oprah Winfrey, Andre Walker. Ele até escreveu um livro intitulado  "Andre Talks Hair". Pois bem, deixemo-nos de "Wikipediar" e vamos ao que interessa.

Existem quatro tipos de cabelo e seus respectivos subtipos. O Tipo 1 não será aqui abordado pois o cabelo crespo não é naturalmente liso. 
Por alguma razão a imagem não contempla o subtipo 4c mas nós aqui não brincamos em serviço, hahahahahahahahah! Por isso, vamos ter 4c na área! 
Tipo 4 - Kinky hair = Cabelo "enroscado", "torcido", "enrolado". Loooool
Este tipo de cabelo é enrolado ou muito enrolado e com um visível padrão de caracóis. Pode não parecer mas é frágil.  Ele tanto pode ser fino como pode ser mais grosso. O cabelo tipo 4  possui menos camadas de cutícula (camada externa do fio de cabelo que se divide de 5 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem as estruturas) do que qualquer outro tipo de cabelo, o que significa que ele tem menos protecção contra "maus-tratos" (pentear, escovar, alisar em excesso, etc.). Este tipo de cabelo é conhecido por diminuir até 75% do comprimento seu real = Efeito Eu encolhi. Dentro do Tipo 4 existem dois subtipos:
  • 4c - Este tipo de cabelo é composto por pequenos caracóis muito "apertados" com formato "Z". É uma carapinha com pouca definição de caracóis. Este tipo de fios encolhe muito. A actriz nigeriana Nze Ipike-Etim rocks it

  • 4b - Caracóis menos definidos. Em vez de ondular ou encaracolar, os fios tomam o formato de "Z". É Suave ao toque. Exemplo de uma celebridade com este tipo de cabelo é a Shingai Shoniwa.

  • 4a – Caracóis super "apertados"- O padrão da ondulação é em formato “S”. Tende a ser mais rico em hidratante natural do que o 4b. Esperanza Spalding tem este tipo de cabelo.

Dicas: Se tens este tipo de cabelo, usa cremes para pentear, “manteigas” e óleos naturais. Atenção, este tipo de carapinha precisa de hidratação extra e ternura no tratamento dos fios pela sua fragilidade.  E por favor, desembaraçar só com um montão de condicionador no cabelo e com um pente adequado. Pentear ou escovar  o cabelo quando estiver SECO, ESQUECE! Proteger o cabelo à noite, sempre!

Tipo 3c - Curly Kinky Hair = Cabelo encaracolado ligeiramente  "Black Power"
O subtipo 3c é muito mais do que um subtipo, daí ter sido elevado a categoria de Tipo. Ele possui características muito especificas. O padrão de caracóis 3c faz-me lembrar imenso o formado de um saca-rolhas. Verdade meninas! As celebridades com este tipo de cabelo são Alicia Keys, Jada Pinkett-Smith e Tracee Ellis Ross.
Dicas: Alisar o cabelo pode tornar-se um desafio mas é possivel.  Se tens este tipo de cabelo, usa cremes para pentear, “manteigas” e óleos naturais. Não te esqueças de hidratá-lo.  E por favor, desembaraçar só com um montão de condicionador no cabelo e com um pente adequado. Pentear ou escovar  o cabelo quando estiver SECO, ESQUECE! Proteger o cabelo à noite, sempre!

Tipo 3Curly Hair = Cabelo Cabelo cacheado ou encaracolado.
Este tipo de cabelo caracteriza-se por possuir caracóis bem definidos e por ter imenso volume. É super manejável, soft e muito fino. Existem dois grupos dentro do tipo 3: 
  • 3a - Caracóis mais abertos, soltos e  fios muito brilhantes.  AnnaLynne McCord, Debra Messing têm este tipo de cabelo. 

  • 3b - Cabelo mais cacheado. Keri Russel, Bernadette Peters e Melina Kankaredes são as famosas que esbanjam 3b. lol

Dicas: Usa gel e cremes que oferecem hidratação e definição aos cachos. Anti-frizz precisa-se! Se utilizares o secador no processo de secagem, fá-lo com o difusor. Não tentes usar escovas e pentes em cabelo seco. Trust me!

Tipo 2 Wavy Hair = Cabelo ondulado
O cabelo ondulado tem o padrão dos caracóis em fomato “S”. É um cabelo “comportado” apesar de ter imenso volume.  Existem três subtipos:
  • 2c - Cabelo espesso, mais resistente e que frizza com facilidade. Exemplo disso é a famosa Jennifer Nettle;
  • 2b -  Textura menos espessa e com tendência ao frizz. A luso-canadina Nelly Furtado possui este tipo de cabelo.
  • 2a -  Fino e facilmente manejável. Fácil de alisar ou cachear. Scarlett Johansson, Naomi Watts, Cate Blanchett sãos exemplos


E é isso. Espero que este post te ajude a conhecer melhor a tua carapinha! Bjos

2 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas Denny, Vou tentar perceber qual é o meu tipo!
    São tantos químicos em quase 10 anos que tenho que fazer algum esforço pra perceber a ""essência da coisa" hehehhe
    Beijos*

    ResponderEliminar
  2. hahahahhahah...acredito! Normalmente essa "tipologia" aplica-se as pessoas que têm o cabelo natural. O cabelo desfrisado não tem qualquer ondulação porque ao aplicarmos químicos, quebramos as células, a sua "essência". Obrigada por comentares.

    ResponderEliminar