Regime Capilar para Tranças: O que fazer antes, durante e depois?

Tranças, adoro tranças! Protegem e auxiliam no fortalecimento e crescimento dos fios.
Fonte:Google Images
As tranças são um dos melhores estilos protectores que existe mas, se mal feitas, podem danificar o cabelo de quem as usa. Para evitar que isso aconteça, há todo um trabalho que tem de ser feito, de forma a preparar o  cabelo para recebê-las e assim tirar melhor partido deste estilo  protector. 

O que fazer antes de trançar os fios? 
Antes de trançar mudo o meu regime capilar. Acredito que o cabelo e o couro cabeludo têm de estar na sua melhor forma para receber este tipo de penteado (de longo termo). Então, duas semanas antes,  procedo da seguinte forma: 
Regime capilar para fortalecimento do cabelo
Normalmente tranço no dia a seguir a última lavagem e aproveito também para esticar o cabelo utilizando o método de tensão. O tutorial está disponível Aqui

Dicas
- Cuidado com as tranças muito finas.
- Evita tranças apertadas que repuxam imenso o cabelo;
- Se recorreres a um cabeleireiro, certifica-te que escolhes um bom profissional;
- Escolhe um postiço de qualidade para trançares;

O que fazer durante o período em que se usa tranças?
No meu entender, a primeira semana é crucial. Não é aconselhável estilizar as tranças nesta fase.  O couro cabeludo e os fios ainda estão muito sensíveis. Durante este período, apenas borrifo o cabelo/couro cabeludo com um spray para tranças ou água e evito ao máximo tocar, mexer e remexer os meus "longos"!

Neste tutorial mostro como costumo lavar as tranças. Durante o período em que faço uso deste estilo protector, tento lavar 1 vez por semana.

Cuidados diários
Eu adoro tranças exactamente por não precisar de tanta "atenção". A minha rotina diária no período em que as uso é super simples :
- Não permito que o meu couro cabelo resseque. Borrifo o mesmo com água ou spray para tranças;
- Passo óleo de rícino no couro cabelo pelo menos 3 vez por semana;

Por norma,  não permaneço mais de 8 semanas com as tranças. Porém é possível esticarmos este período se tratarmos bem delas e renovarmos  (refazer) as tranças na parte da frente.

Período pós-tranças
Passadas 8 semanas, desmancho-as. Para mim, é  a pior parte! hahahhhaah!  Dedico a primeira semana a hidratação, nutrição e fortalecimento do cabelo e isso só é possível com banhos de óleo quente, hidratação profunda e tratamento de proteína/reconstrução
Após fortalecer o meu cabelo na primeira semana, volto ao meu regime antigo.

E e isso pessoal. Espero que este post seja útil. Não esqueçam que tratar do cabelo só tem benefícios.

13 comentários:

  1. Adoro Denny!
    Veio mesmo a calhar este post, vou tirar as minhas tranças essa semana! Também tenho feito o mesmo que dizes quando estou com as traças e agora quando tirar vou hidratar o cabelo ao máximo!
    Muito obrigada pelas tuas dicas sempre muito preciosas. Bjo bjo ;)

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas, pus agora extensões no cabelo e vou seguir algumas dicas suas!
    Pena não ter visto antes de eu ter posto as extensões que assim fazia os tratamentos de proteína!
    Continua assim, pois ajuda-nos a atravessar essa fase de volta as carapinhas.
    bjooo

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de saber se ao passar o óleo de rícino no couro cabeludo (3 vezes por semana) eu preciso enxaguar? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Carol. Não é necessário enxaguar. Beijinhos e obrigado pelo feedback...:D

      Eliminar
  4. sou de portugal e vou fazer tranças daqui a 2 semanas, nao posso lavar as tranças nos primeiros 15 dias?
    obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pipa! Tudo bem? Desculpa a demora em responder! Podes lavar as tranças sem problemas, desde que tomes os cuidados necessários para evitar o frizz! Dá uma olhadela no nosso Canal do youtube, lá encontrarás um vídeo onde mostro como lavar as tranças! Kisses

      Eliminar
  5. Olá Denny mim tire uma dúvida eu uso tranças afro porem meu cabelo é muito pequeno e aparentimente cheio mais quando eu relaxo ele ele some e eu não sei mais oque fazer para manter ele cheio oque vc mim sugere fazer? desde já agradeço,bjs e fica com Deus amor.

    ResponderEliminar
  6. Olá Deny! Tranças muito finas faz mal para o cabelo?!

    ResponderEliminar
  7. Olá Deny! Tranças muito finas faz mal para o cabelo?!

    ResponderEliminar