Hidratação, Nutrição, Reconstrução

Apercebi-me  que o número de pessoas que não sabem a diferença entre nutrição, hidratação e reconstrução é super elevado. É normal que isto aconteça numa primeira fase. São tantos conceitos para assimilar...ufa!


O nosso cabelo precisa de certos processos e componentes para que cresça de forma saudável. Por esta razão, e muito mais importante do que assimilar conceitos,  conhecer o nosso cabelo é fundamental para que se possa agir em conformidade. 

A Hidratação não mais é do que a reposição de água nos fios (reposição hídrica). A exposição do cabelo aos factores climatéricos (vento, chuva, frio, etc.),  a utilização de ferramentas térmicas e  o uso de químicos e tintas, fazem com que o cabelo perca água e consequentemente resseque. Felizmente, há maneira de contorna a situação, hidratando o cabelo com frequência. 
Sistematização do conceito de Hidratação 
A hidratação dos fios pode ser feita com produtos caseiros (frutas, ervas, mel) com máscaras (hidratação profunda), condicionadores (hidratação simples), cremes de uso diário e/ou leave-in existentes no mercado.
Hidratantes para uso diário
Máscaras de Hidratação Profunda
A Nutrição tem que ver com tratamentos que devolvem a oleosidade  aos fios (reposição de lípidos). Infelizmente os cabelos crespos têm muito pouca oleosidade natural, factor que os torna muito mais secos do que os outros tipos de cabelo. Para contornar esta situação, nada melhor que nutrir os fios. 
Sistematização do conceito de Nutrição
Existe um manancial de ingredientes para nutrir os fios. A nutrição pode ser feita com  óleos (azeite, óleo de argan, óleo de côco, etc.), manteigas (karité, abacate,etc) e com máscaras de nutrição  disponíveis no mercado.
Eu prefiro nutrir os fios com óleos naturais: azeite, óleo de coco, abacate, óleo de amêndoas, etc. 
óleos 
Finalmente, a Reconstrução é o termo  usado para definir  tratamentos que têm como objectivo fortalecer os fios, devolvendo-os proteína. Como sabem, eu não costumo usar este termo. Apelido esta fase  de Tratamentos de Proteína. Os cabelos quimicamente tratados têm défice de proteína, pelo que esta fase de tratamento torna-se super importante. 
Sistematização do Conceito de Reconstrução/Proteína
Uma fonte de proteína é o ovo. Utilizo imensas vezes para fortalecer os fios. Produtos a base de queratina (maioria dos produtos brasileiros para reconstrução, têm na sua base este componente). Eu prefiro as proteínas de origem vegetal (gérmen de trigo, soja,), encontradas nos produtos americanos. 

Todo o cabelo precisa de passar por estas etapas para que ele cresça de forma saudável. Conheça o seu cabelo e desta forma tornar-se-a mais fácil agir. 

P.s: Costumam fazer esses tratamentos? Que produtos costumam usar?

8 comentários:

  1. Olá Denny Chicola mais uma vez obrigada pelos seus post sempre com muitas informações preciosas.
    Reparei que você ( e muitas outras raparigas que querem a carapinha de volta) usam a glicerina nos tratamentos capilares e gostaria de perguntar-lhe onde compra a glicerina aqui em Portugal, pois já me disseram que aqui era proibida a venda de glicerina "pura" nas fármacias e não o encontro nas lojas que vendem produtos capilares.

    Obrigada e bjinhoss!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Sophia! Muito obrigada eu por seres uma leitora tão assídua. Eu compro a Glicerina mesmo na farmácia. Tenta. Comprei por por menos de 3 euros. kisses

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela ajuda, consegui mesmo comprar a glicerina na farmácia.
      Obrigada mais uma vez e continua assim..... Bjss

      Eliminar
    3. Ainda bem querida! Bom proveito...bjs

      Eliminar
  2. entender a diferença entre esses conceitos é fundamental para um cabelo saudável e bonito, por isso acredito que me desencante muitas vezes com o meu cabelo. Vou procurar fazer mais isso. Denny, o ideal é fazer esse processo quantas vezes por semana???
    obrigada pelas dicas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Edlena. É, de facto, importante termos uma noção dos conceitos para agirmos da melhor forma possível. A hidratação pode ser diária (ex: usar hair lotion) ou semanais (hidratação profunda). A nutrição também, diariamente podes aplicar óleos no cabelo ou fazer tratamentos/banhos de óleo semanalmente. A reconstrução/proteína são feitas 1 vez por mês ou quando acharmos que o nosso cabelo precisa de força (ex: após utilizarmos calor excessivo). Kisses

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Olá Denny. Tenho lido muita coisa no teu blog ultimamente e confesso que já me apaixonei.
    Gostaria de saber se os produtos indicados por ti aqui no blog, são "sulate free" ou sem alguns componentes que atuam como "detergentes" no nosso cabelo. Se não, será que podias fazer um post que falasse mais sobre isso?
    Obrigada e continua com o bom trabalho :)

    ResponderEliminar