Parei de Fazer Sessões de Hidratação Profunda Superiores a 30 minutos!

Oi pessoal!
Antes de cortar o cabelo anunciei, por meio de um mini-tutorial, que deixei de fazer sessões de hidratação profunda super demoradas ao meu cabelo. A curiosidade e questionamento de quem segue o blog teve como consequência o presente post!

Durante quase toda a minha jornada capilar, um dos meus grandes hábitos era fazer hidratação profunda ultrapassando os 20/30 minutos recomendados pelo fabricante do produto. Comecei por deixar a máscara agir por 1 hora e fui aumentando o tempo sempre que houvesse disponibilidade!  Muitas vezes pernoitei com a máscara no cabelo. Achava um máximo! O resultado era um cabelo soft (até demais). Com o passar do tempo,  apercebi-me que esta não era a melhor opção. 
Hidratação profunda no meu cabelo em transição. Fazia 2/3 horas de máscara.
Uma das alterações efectuadas ao meu regime capilar a meio do ano foi exactamente parar de pernoitar com a máscara capilar nos fios. No entanto, continuava a realizar sessões de hidratação profunda de, pelo menos,  2 horas. Como disse, achava um máximo!

Poucos meses atrás, mais precisamente em Outubro, decidi diminuir o tempo de hidratação para não menos de 15 minutos nem mais de 30.  A maioria das máscaras/condicionadores de hidratação profunda requer um tempo de descanso inferior a 30 minutos.

As razões que me levaram a tomar esta decisão foram as seguintes:
- Notava uma grande acumulação de resíduos no couro cabeludo após deixar a máscara agir por horas. Sentia a  cabeça suja outra vez; 
- Constatei  que as  máscaras cumprem as suas funções dentro do tempo recomendado pelo fabricante. Sendo assim, não existe lógica em prolongar as sessões em 3 horas, por exemplo; 
- Poupança de tempo, afinal tempo é dinheiro.
- A necessidade constante de experimentar novas coisas, novos métodos e técnicas no meu cabelo. 

Hoje, com o cabelo natural, continuo com o mesmo esquema e o meu cabelo simplesmente adora essas sessões mais sumárias. Podem constatar no tutorial que se segue.


Ao ultrapassarmos o tempo determinado pelo fabricante, esquecemos-nos de que o produto, antes de ser fabricado e comercializado, foi testado por quem entende do assunto. 

Pós-Big Chop
Eu defendo que a jornada capilar é um caminho de erros e acertos, de tentativas, de ganhos e perdas e ser flexível ajuda no processo. Tenta! A mesmice só atrapalha!

2 comentários:

  1. Eu tambem deixava as mascaras de tratamento por 2/3 ou mais horas. Esta semana vi num dos canais no youtube que ao deuxar o produto por mais de 40 minutos perdiamos o efeito que este teria. Assim esta semana reduzi para 40 minutos. Como disseste nesta jornada vamos aprendendo como melhor cuidar da nossa afro. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Vera! É bom sermos flexíveis e experimentarmos várias coisas ao longo do processo. Boa jornada capilar. Beijinhos

      Eliminar