Perguntas e Respostas: Óleo de Rícino!

Olá meus queridos! Resolvi fazer um apanhado das perguntas mais frequentes sobre o óleo de rícino. Vamos a isso... 
Foto: Google Images
Qual é a diferença entre o óleo de rícino escuro (jamaican black castor oil) e o óleo de rícino claro?
A diferença está na maneira como o óleo é processado, o que influência no cheiro e na cor mas não na eficácia!   
O óleo de rícino escuro é obtido de forma artesanal: as sementes são tostadas e posteriormente esmagadas para extração do óleo. O resultado deste processo é um óleo mais escuro e com "cheiro a queimado/tostado".  Já o óleo de rícino claro é obtido de forma industrial: os grãos são prensados nas máquinas industriais para extração do óleo. O óleo é mais claro é com "cheiro a verde" ou "erva esmagada" (não sei como explicar o cheiro característico).

Onde posso encontrar o óleo de rícino?
O óleo de rícino pode ser encontrado  nas farmácias, ervanárias e nas lojas de produtos africanos. Os sites ebay e amazon também comercializam! 

O óleo de rícino pode ser usado em qualquer tipo de cabelo?
Sim! Este óleo pode ser usado em  todos os tipos e texturas de cabelo - natural, quimicamente tratado, com coloração, etc! 

Como posso usar o óleo de rícino?
Tratamento de óleo quente/pre-poo/pré-tratamento
Usar diariamente (massagens no couro cabeludo ou misturado nos produtos capilares de uso diário) 
Para estimular o crescimento dos fios 
Para fortalecer as sobrancelhas e pestanas. 
Na pele 

Devo utilizar o óleo de rícino a temperatura ambiente ou aquecido?
Normalmente usa-se o óleo de rícino a temperatura ambiente (ex: massagens no couro cabeludo; misturar nos produtos capilares). Podemos também aquecê-lo se o objectivo for fazer tratamentos de óleo quente/pre-poo. Aquecer o óleo 30 segundos no microondas é suficiente. 

Devo lavar o cabelo todas as vezes que utilizar o óleo de rícino?
Não há necessidade de lavar o cabelo todas as vezes que utilizar o óleo de rícino (uso diário). O óleo de rícino é um óleo denso, sendo assim , deve ser utilizado em pequenas quantidades.  

O meu cabelo não gosta de óleo de rícino, posso substituí-lo por outro óleo?
Sim! Para substituir o rícino, recomendo o uso de um destes óleos: jojoba, hortelã e coco. 

"Para mim, este produto é mais uma mentira. Ele não fez nada ao meu cabelo. Não cresceu como eu esperava!"
Os efeitos do produto variam de pessoa para pessoa, daí que é aconselhável experimentar  vários para descobrir qual  o cabelo gosta mais.  
O nosso cabelo tem uma "escala" máxima de crescimento que  é determinado pela genética. Ao utilizar o óleo de rícino para massagens diárias, por exemplo, ele apenas vai potenciar o crescimento do cabelo - o cabelo vai crescer o máximo que ele consegue crescer . Os resultados  variam de pessoa para pessoa. Portanto, se o produto não surtiu os resultados esperados para A, não significa que não sirva para B ou C. 

Posso misturar o óleo de rícino com outros óleos?
Sim! O óleo de rícino pode ser misturado com outros óleos para potenciar o efeito/resultado que se quer. 

O óleo de rícino só pode ser usado no couro cabeludo! 
Não. Ele pode ser usado no couro cabeludo e em toda a extensão dos fios. No entanto, a maioria das pessoas prefere utilizá-lo apenas no couro cabeludo por ser um óleo muito denso/pesado. 

Espero que este post sirva de grande ajuda! Kisses

4 comentários:

  1. Excelente dica.Passarei a usar o óleo de rícino também. Atualmente uso óleo de côco, óleo de amêndoa e glicerina.São muito bons também para umectação.Até mais.

    ResponderEliminar
  2. Olá Denny, óptimas dicas, tinha exatamente as mesmas dúvidas :) ! Estive a dar uma olhadela pelos outros posts, são excelentes! Estou agora a iniciar a minha Jornada de cabelo, portanto sou uma principiante nisto, o meu objetivo é o crescimento claro, mas também quero muito muito e muito que o meu cabelo ganhe volume. O meu cabelo é desfrisado, está pelo pescoço, mas encontra-se muito "vazio". Relativamente a ganhar volume sabes se há alguma coisa que possa fazer, além das dicas que já postaste no blog ?

    ResponderEliminar
  3. Ola! Denny como sempre passei pelo teu blog para ver as boas noticias para a nossas carapinhas,e como de costume amei o que postaste sobre os óleos e as suas diferenças.
    Mas para finalizar o meu comentáriogostaria se saber onde posso comprar o óleo de jamaican.
    Beijos da ju

    ResponderEliminar