Danificar o cabelo de uma criança em nome da VAIDADE!

Há alguns dias atrás, deparei-me com uma situação que chocou-me imenso e decidi partilhar com todos vós. 
Estava eu no cabeleireiro de uma amiga minha quando alguém aproxima-se da porta do estabelecimento e pergunta quanto custa fazer trançar a uma criança. Após obter resposta por parte da responsável, a senhora prometeu voltar em menos de 30 minutos. Algum tempo depois,  a senhora voltou com uma criança de aproximadamente 3 anos de idade ao colo e ordenou que fizessem o anteriormente combinado. 

Acreditem, não consegui parar de olhar para o cabelo da criancinha. Era difícil não olhar pois a mesma possuía falhas de cabelo, resquícios de postiço... Enfim, estava em péssimo estado. 
Créditos: African Natural 
Primeiramente pensei na possibilidade de uma doença ter causado este quadro mas rapidamente constatei que não. Simplesmente a criança era submetida a penteados que em nada abonavam a saúde do seu cabelo e couro cabeludo. Químicos, tranças postiças são alguns exemplos. 

Por largos minutos perguntei-me o que leva uma mãe a fazer tal coisa a sua filha de 3 anos de idade!? Enfim...

Mamas e futuras mamas, o cabelo e o couro cabeludo de uma criança são FRÁGEIS! O cabelo de uma criança precisa de ser DEIXADO EM PAZ! O cabelo de uma criança não precisa de ser ALONGADO com postiço para "ficar mais bonito". O cabelo de uma criança não precisa de SEGUIR MODAS.  O cabelo de uma criança não precisa de ser ADULTERADO por questões de VAIDADE!  O cabelo de uma criança precisa apenas de estar bem tratado! 

Existem imensos penteados seguros e bonitos e de longa duração para crianças (ver Aqui). Façam uso deles e mais importante que tudo, ensinem as vossas relíquias a sentirem orgulho das suas carapinhas. 





















4 comentários:

  1. Fico mesmo triste quando vejo situaçoes destas. Eu mesma comecei a usar quimica no cabelo aos 10 anos. O que mais me irrita é quando os pais, principalmente as maes, dizem que quem pediu foi a criança. Ora qualquert pai neste caso tem que mostrar as filhas que ela com esta idade não necessita de tratamentos tao agressivos e mostrar que cada um tem a sua beleza. Com 3 anos porque submeter uma criança a este tipo de tratamentos, que inclusive no caso dos desfrisantes sao tanto ou mais agressivos que os de adultos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera! Concordo plenamente contigo. Há que mudar mentalidades. Muito obrigado pelo teu feed! Beijinhos

      Eliminar
  2. Ohhhhh que Triste... Nem consegui acabar de ler o post pois fiquei mais chocada com as imagens e sinceramente não posso crer... mas sabes, infelizmente existem muitas mães/encarregadas de educação muito desatentas ao cabelo das filhinhas, o que é triste! Detesto ver crianças com o cabelo feio :( no ar, mal tratado, sujo... Eu adoro ver meninas de cabelinho bem penteado e bonitinho!!! Por isso muito cedo aprendi a tratar do meu!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Claudia! Muito obrigado pelo teu feedback. É muito triste essa situação. O cabelo de uma criança não precisa de "adereços", apenas necessita de ter tratado. É importante que algumas mamas entendam isso de uma vez por todas. Beijinhos

      Eliminar