Guia de Ervas Ayurveda/Ayuvérdica para Tratamento dos Fios (Esquematização)

A medicina Ayurveda ou Ayurvédica é uma área que desperta curiosidade em mim. Não é de hoje que pesquiso e procuro saber mais sobre o que ela tem para oferecer. Após algumas pesquisas e conversas com pessoas entendidas na matéria, fiquei a conhece alternativas naturais para tratar dos fios.


No post de hoje vou partilhar convosco algumas ervas que são utilizadas pelas indianas, e não só, para manter os fios saudáveis.

 Existem várias ervas para o tratamento do cabelo na medicina Ayurveda mas estas são as mais comuns. Agrupei-as consoante a sua principal função. Vamos a isso...








Condicionadores naturais por excelência. Óptima alternativa aos condicionadores industriais.




 O uso reiterado destas ervas torna o cabelo mais forte, mais encorporado.

As propriedades destas ervas vão para além da limpeza. Elas são  também antifúngicas, antibacterianas, antissépticas, exfoliantes (algumas ervas como o hibuscus, Tulsi e Kapoor  Kachli , agem como exfoliante por causa do tamanho das suas partículas) e anticaspa.

Por serem opções naturais, qualquer pessoa pode experimentar os benefícios destas ervas (ex: negras, indianas, cabelo natural, cabelo desfrisado, ruivo, brancas, etc.)

OBS: O uso de ervas não é uma ciência exacta. É experimentando que conseguimos dimensionar os benefícios das mesma. A minha estratégia vai ser usar cada uma delas individualmente e documentar os resultados.

E tu, já usaste alguma destas erva? Qual foram os resultados?
 

3 comentários:

  1. Olá Denny! Estou a gostar dessa série sobre Ayurveda. Não conhecia e estou a achar interessante. Sem saber dos benefícios, usei alguns vezes há já alguns anos um óleo a base de Amla que a minha mãe usa até hoje. Parei porque a minha caspa não se deu bem com ele. Agora talvez experimente algo das outras ervas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá. Eu uso henna há alguns meses. Deixa o cabelo mais forte e brilhante. Fica muito mais resistente para quem, como eu, não é muito gentil para o cabelo. No entanto tem alguns outros efeitos que me agradam mas podem desagradar a outras pessoas:
    1- O cabelo fica com reflexos ruivos. Quanto mais claro o cabelo natural, mais evidente é a côr (Há vários exemplos de pessoas que misturam com amla em pó para contrariar este efeito ruivo, porque a amla escurece o cabelo, mas como gosto dos reflexos ruivos nunca tentei);
    2- Fica com mais volume nos primeiros dias:
    3- Abre um pouco os caracóis. (Li algures que se misturar amla em pó isso contraria este efeito, mas como nunca usei amla não sei)
    4- Há várias receitas e misturas em blogues e sites de cabelo natural. Até que se acerte na receita certa para o próprio cabelo, ainda é preciso algumas tentativas.
    5- Como o tratamento com henna é semelhante a um tratamento com proteínas, o cabelo fica muitíssimo seco, se não for devidamente nutrido e hidratado logo depois de se tirar a henna.
    Cris

    ResponderEliminar
  3. Ai,como eu queria morar no teu Pais,e sair dessa cidade chata e horrorosa em que eu moro.

    ResponderEliminar